Projetos na Mesa

Hoje foi um dia um pouco diferente. Participei de uma reunião com Arquiteto, engenheiros e um monte de papel. Nunca pensei que fossem tantos detalhes e tantos nomes que não soavam corretamente no meu ouvido.

O objetivo era esclarecer dúvidas sobre as estruturas metálicas e a base dos containers. Foram 3 horas analisando medidas, fazendo contas sobre: carga, distância, peso, apoio, quantidade e tipos de vigas, balanço, concreto armado (vejam esses foram os nomes que lembrei). Preciso confessar… eu olhava para eles e tinha certeza que eles estavam se entendendo naquele monte de plantas, desenhos técnicos e planilhas, pois estavam todos tranquilos e tudo aquilo parecia normal e rotineiro. Pra mim que trabalho com T.I, tudo muito novo…

Para finalizar fomos fazer uma vista no terreno. Para ver o solo e ver ao vivo onde a casa será instalada. No caminho eu perguntei o que temos que ver no solo? (Desculpem os engenheiros mais sou bem limitado nesse assunto). Bom, a resposta foi um exemplo bem prático… “Já vi obras que ao fazermos uma broca, não parava de entrar concreto, muito mais do que o calculado. Quando fomos analisar era um formigueiro gigante, e o concreto estava vazando por ali”. QUANDO eu poderia imaginar esse tipo de problema?

Após a visita, com as dúvidas esclarecidas… todos voltam para seus escritórios para mais uma rodada de Projetos. Ainda estão faltando finalizar alguns desenhos, o principal nesse momento do projeto de definir as bases, onde serão feitos os pontos de apoio dos containers. Essa parte da obra vai começar muito em breve, para deixar o terreno pronto para receber os containers.

Arquiteto: MAP Arquitetura

Estrutura de concreto: Engeap Engenharia

Estruturas metálicas: BEP Engenharia

 

Deixe uma resposta