Agora começou de verdade!
A primeira ação a ser feita foi a Fundação. Dai você me pergunta: mas precisa de fundação? A resposta é não… Não precisa… Isso foi uma decisão minha (Marido), com um olhar no futuro.
Fizemos a opção de fazer a hidráulica por baixo da casa, o que é o comum em uma obra de alvenaria. Mas, quando você tem um problema no encanamento na obra de alvenaria, você quebra o piso, arruma o cano, faz um sujeira danada, uma quebradeira tem um baita prejuízo mais resolve.
Em uma obra de container, não tem como você “quebrar o piso”. O container, por padrão, já vem com um piso de madeira, próprio para aguentar peso. Aqui do lado tem uma foto que fiz na fábrica, de um ponto onde precisa passar o cano de hidráulica, vocês nem imaginam o trabalho para fazer esse furo.
Bom, nós também poderíamos optar por colocar toda a hidráulica aparente, pela lateral da casa, assim não precisaria de fundações também. Mas nisso eu foi voto vencido e tive que assinar um termo que não vai aparecer cano em casa “Solicitação Dela”.
Mais vamos falar da semana. Confesso, hoje estou aliviado. Com o projeto de fundação em mãos (Engeap), começa as contratações. Precisava dos seguintes prestadores para as seguintes tarefas.
- Empreiteiro: Ele precisava fazer o esquadrejamento (marcar onde de serão feitas as brocas) e acompanhar a perfuração e a concretagem das brocas;
- Perfuração: Empresa responsável por fazer 42 furos no meu terreno;
- Concretagem: Empresa para fornecer o concreto usinado de secagem rápida;
- Madeiramento: Fornecer madeiras para baldrame e estacamento;
- Ferragem: Fornecer as barras para as brocas.
Aqui preciso fazer um agradecimento a Empresa ENGEAP, além de terem feito o projeto de fundação, encontrou os fornecedores de serviços, materiais de alta qualidade e melhor preço do mercado. Cheguei a economizar 29% no ferro e 25% na madeira.
Sem contar que eu não sei como ele faz, mais dá um telefonema e minutos as coisas aparecem na obra. Além disso, ainda faz um acompanhamento espetacular e tira todas as nossas dúvidas via telefone mesmo. Só ligar. Fornecedor ponta firme, indicamos de olhos fechados, pois sabemos o quão difícil encontrar fornecedores bons.
Quando se fala que um container não precisa de fundação isso não é correto,mesmo sabendo que eles foram projetados para suportarem grandes cargas de compressão, é muito importante saber qual o tipo de terreno que o container vai ser colocado
mediante um projeto, ou seja, deve-se saber que há terrenos que não oferecem nenhuma resistência o que se obriga a realização de um projeto de fundação.
Olá Adolfo,
Muito obrigado pelo seu comentário. Quando falamos que não precisa de fundação, é por que existem opções mas é claro que é necessário analisar o terreno, pois cada container pesa 3.500Kg sem nenhuma estrutura dentro dele. Muitas pessoas optam em fazer um baldrame com pontos de apoio, outras optam em fazer piso de concreto após compactação do solo e preparação da sub-base. Mas tudo isso depende do seu projeto, terreno. Você poderá acompanhar nos outros POSTs que temos um engenheiro responsável por esse análise.
No nosso caso específico, não precisaria, nós optamos em fazer com foco em conseguir o habiti-se da casa.
Em paraty , por exemplo, é mangue.
Acho que vai ter que fazer uma radier
Olá isa, a melhor pessoa para calcular isso é realmente um engenheiro. O importante de você saber é que são 4 pontos de apoio e o Container pesa em média 3500k. Uma certeza posso te dar… vai ficar muito mas barato do que uma fundação para uma casa de alvenaria
Boa tarde estou fazendo meu TCC sobre esse assunto, será que tem algum material que possa me disponibilizar?
Oi Jakcele,
Todo o material que temos está publicado nesse blog, acompanhe o facebook e o youtube tem mais informações que não estão organizadas para publicação aqui ainda.
Boa Tarde!
Estou planejando construir em contêiner e estou pesquisando bastante, mas um assunto que não encontro em nenhuma fonte é sobre os pontos de apoio dos containers e as posições possíveis para sobrepor containers sem a necessidade de restruturação do mesmo. Você poderia me ajudar?
Aproveito para agradecer pelos conteúdos postados aqui,
Abraço
Olá Henrique,
Muito obrigado por sua mensagem e elogio. Nosso objetivo é esse mesmo ajudar as pessoas que querem construir com container.
Bom, eu não sei se você chegou, mas no link https://www.guiacasacontainer.com/dia-2-esquadrejamento-do-terreno-em-obra-de-container/ nós falamos sobre ponto de apoio. Como você deve ter visto no site nem eu, nem minha esposa somos da área de engenharia. Nós contratamos a BEP engenharia para fazer o cálculo de sustentação.
Depois do projeto de cortes do Arquiteto (MAP), a fábrica (Delta) indicou onde seriam feitos os reforços na estrutura. Com essas informações a BEP marcou os pontos de apoio do container.
Qual fck usou para a base?
Olá Jaque,
Desculpe-me não tenho a minima ideia do que seja fck. Não sou da área de engenharia.
Boa noite! Tenho um reefer de 12 e gostaria de cortar para deixar em 6m e colocar um sobre o outro. O que acha? Posso levar a ideia adiante?
Oi Andrius,
Eu fiz isso na minha sala, só que não era Reefer eram Dry mesmo. Bom… para mim foi transparente, mas posso te dizer que isso foi uma confusão na fábrica que fez as modificação.
Veja toda a estrutura do container está nas pontas dele. Ao você cortar no meio vai ter que reestruturar o container. Esse processo além de não ser fácil (principalmente cortar o piso) exige um conhecimento bem específico em containers para que ele não desmonte ou fique torno.
Pessoalmente… Se você tem uma empresa que garanta o serviço manda ver. Se fosse eu fazer pulava fora. Usaria os 12 metros e faria algum em stilframe na parte de cima.
Consulta no blog, tem uma fotos da área técnica da caixa d’agua.